Normose, é a única enfermidade que o Yôga combate, é causada pelo egoísmo, que, por sua vez, gera apegos, aversões, ódio, medo, dependências, angústias, ansiedades, inseguranças, tristeza, insatisfação, ciúme, inveja, orgulho, coisas muito normais, mas que geram enfermidades.
O Stress tronou-se normal…A medicina denuncia-o como causador de variadas desordens orgânicas. Os “ normóticos vivem stressados.
O Yôga é um sábio método de vida, destinado a promover a santidade e sanidade, implantando saúde, algo muito diferente e distante da mera ausência de enfermidade.
Hermógenes iniciou-se no Yôga “ como um “nórmotico”, consumido pela tuberculose. Acreditou no incrível potencial terapêutico do Yôga.
Empenhou-se com disciplina, decisão, dedicação e devoção, o beníficio foi além da expectativa. Na primeira fase nada fez que lembra-se yôga fisico, que trabalha-se o corpo…esse coitado como ele diz tinha “aberto falência”. Nesses tempos ele cultivou nele o que há de mais sublime em cada um de nós:
As energias mais puras, as emoções mais belas e amorosas, os sentimentos melhores, os mais sábios pensamentos, revigorou e iluminou a sua fé, cultivou o destemor, procurou e treinou a humildação, praticou o relaxamento, meditação, boas leituras, ouviu musica, mentalmente perdoou e tirou proveito das auto sugestões curadoras. Ajudou o médico e tornou-se paciente mas sem passividade preguiçosa e irresponsável.
Curado clinicamente e o médico para o proteger contra uma recaída, prescreveu pesadas restrições, dando até poucos anos de vida….” não pode fazer isto, evite aquilo…Seria viver dentro de uma bolha estéril, triste, sem graça, sem cor…
Sedentarismo, super alimentação, tornaram-no obeso e envelhecido. Aquilo não era vida nem saúde.
Foi inspirado a adquirir e a estudar um livro estrangeiro que lhe falou sobre uma forma de viver que lhe resgatou da obesidade, da canseira, da morbidez e da desesperança. Praticou e persistiu.
Ao fim de alguns meses, na mente e corpo tinham acontecido profundas e estimulantes mudanças. Não restou nenhuma sequela.
Conquistou o que se denomina de “Homeostasia”, ou seja estabilidade do meio interno, uma condição mantenedora do sistema e “Eutimia”, estado de equilíbrio, serenidade, harmonia, tranquilidade, paz e ataraxia da mente. Foi assim que se passou a sentir. Funções orgânicas perfeitas no chamado “ silêncio do organismo”: Feliz e Tranquilo.
É assim que se deve entender saúde, esta jóia de valor inapreciável que o Yôga nos Viabiliza.
Resumida história de Hermógenes
(Professor de Yôga Brasileiro que faleceu á poucos anos atrás, uma história de vida linda e inspiradora.)