Antigas lendas da Índia falam em 84000 posturas. De todas essas, 84 são as mais usadas, dessas 84, 20/30 são usadas para preservar ou recuperar a saúde do corpo. Recentemente os institutos indianos de pesquisa de yôga, com a cooperação de famosos especialistas europeus, foram capazes de descobrir os segredos médicos que constituem o fundamento dos ásanas hindus.
É um fato fisiológico conhecido já que a saúde do corpo humano depende do estado das células e dos tecidos. Para serem sadios os tecidos precisam de:
1- Alimentação regular e perfeito funcionamento das glândulas de secreção interna (endócrinas);
2- Rápida e completa eliminação de resíduos do organismo.
3- Sadio e perfeito funcionamento do sistema nervoso.
Temos então que é muito importante ter um sistema digestivo e circulatório em perfeitas condições a fim de poder proporcionar aos tecidos proteínas, açúcares, gorduras, sais minerais e outros elementos importantes ao bom funcionamento do nosso corpo.
Os ásanas em combinação com a respiração completa têm grande influência nos órgãos da digestão e na circulação do sangue.
Sobre o sistema digestivo
Estômago
Intestino
Pâncreas
Fígado
Estes órgãos estão contidos na cavidade abdominal que é suportada em baixo, pela pelve e, lateralmente, por músculos vigorosos.
Durante a respiração estes órgãos recebem suave e contínua massagem através dos movimentos do diafragma durante a respiração.
Mais de 40 / 50 massagens automáticas são indispensáveis à manutenção da saúde.
Podemos então concluir que ao fazermos uma boa respiração completa contribuímos para uma excelente digestão e consequentemente para uma boa alimentação celular em consequência uma boa condição fisiológica do nosso corpo.
Com a prática do Yôga, o movimento consciente da respiração em conjugação com a postura corporal, tornam o seu corpo um veículo perfeito para a evolução da sua alma.
Ana Luísa Paulo ( Lalita )
–